terça-feira, 19 de outubro de 2010

FÉ & ESPERANÇA........




Ter fé é acreditar naquilo que não se vê. Felizes são aqueles que acreditam sem ter visto disse “Jesus”.
Esperança é enxergar com os olhos da fé o reino que Jesus tem preparado para nós ao longo de nossas vidas. Fé e esperança caminham juntas, por isso casais, juntos e pela fé que o amor renasça todo dia, e é na esperança de dias melhores que vocês vão construir famílias felizes.
A convivência não é fácil, construir uma igreja dentro de casa é mais difícil ainda, porque tem que ser o propósito do casal fazer do seu lar uma igreja doméstica, onde Cristo renasça todo dia. Pois é na doença, na tribulação, no sofrimento, no suor, no sangue e na lágrima que Jesus venceu, porque Ele acreditava na salvação e no amor, e nós que somos casais devemos acreditar na salvação através do amor, investindo no matrimônio, nos filhos e em nossos familiares.
Por isso que acreditar, ter fé e esperança não são meras palavras e sim vivência, crescimento nas adversidades que apesar de tudo e de todos, minha esposa (o), eu quero te fazer feliz.
Marilda A. de Sousa Lourenço

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

""A importância da família na educação dos filhos """




 “A verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias da família." É fundamental o resgate do respeito, do afeto, do carinho, sobretudo do amor verdadeiro nas famílias. Uma sociedade melhor começa em casa.
Cabe aos líderes da família, no caso o pai e a mãe, a responsabilidade de administrar essa instituição. O que nem sempre é muito fácil. Há pessoas que são exímios gerentes, gestores de empresas e tem muitas dificuldades para dirigir a sua própria casa, a sua família, o que muitas vezes acaba falindo.
Percebe-se que cada vez mais o ser humano se distancia do afeto, não sabendo como lidar com esse sentimento. E o afeto é a principal metodologia de administração da principal instituição da vida humana. A FAMÍLIA. Não é como administrar um negócio, necessita de um profundo equilíbrio entre o coração e a razão. Mesmo sendo parte uns dos outros, são seres muito diferentes convivendo intimamente, assim, por vezes não se compreendem não se conhecem e não conseguem lidar com os conflitos. Mesmo sendo famílias bem pequenas, composta por três pessoas em alguns casos, pai, mãe e um filho, não conseguem viver em harmonia e a turbulência toma conta das relações.
A sociedade atual está em crise de paciência – ciência da paz – sentimento esse que é a base da compreensão entre sujeitos humanos, deixa se manipular pela pressa, mergulhando nas frustrações da velocidade no mundo pós-moderno e escutando cada vez menos uns aos outros. O sentimento do egoísmo está em alta, “as minhas coisas..., o que eu tenho... os meus problemas..., o que eu faço..., o eu em primeiro lugar”, impede de compartilhar e permitir que o outro compartilhe as suas vivências, suas histórias e os seus saberes. Impede o olhar para o outro exercitando com sensibilidade a compreensão do seu momento e de suas necessidades.
Muitos pais, não tem tempo nem para si, que dirá para os filhos. Assim, torna-se mais fácil fazer todas as vontades do que educar, pois educar demanda dedicação, tempo e vínculo. Produzindo com essa postura, um sujeito que não consegue viver em mundo real, com sérios problemas de comportamento e muitos conflitos nas relações humanas, pois o mundo de quem desenvolveu a cultura do ter tudo na hora que quer, sem regras, sem disciplina e tendo de uma forma ou de outra as vontades atendidas, não está de acordo com a realidade. Aquilo que num primeiro momento, para os pais, poderia ser algo bom para os filhos, mais tarde acaba se convertendo em dificuldades, sofrimentos e decepções.
O Art. 22 do Estatuto da Criança e do Adolescente, lei 8069 de 1990, cita o seguinte: Aos pais incumbe o dever de sustento, guarda e Educação dos filhos menores, cabendo-lhes ainda, no interesse destes, a obrigação de cumprir e fazer cumprir as determinações judiciais. Portanto, cumprir com eficácia o papel de pai e mãe é lei, porém, o que deveria ser algo natural, com amorosidade, boa vontade e consciência, ainda precisa estar presente através de um artigo na legislação para que seja cumprido, evitando muitas vezes o abandono e o desleixo daqueles que deveriam proteger, cuidar e educar. Portando, ensinar os limites para as crianças também é um gesto de amor, dar carinho e afeto é obrigação, é o papel dos pais.
Ensinar os filhos para serem vencedores, superar desafios com coragem e garra, não para serem melhores do que os outros, mas para que saibam usar da melhor maneira possível os seus próprios potenciais e habilidades, mesmo com todos os desafios que o dia a dia reserva, também fazem parte das tarefas dos progenitores. Prepará-los para que tenham consciência critica, saibam dizer não quando necessário e orientá-los é sempre o melhor caminho.
A insegurança está em todos os lugares, os jovens naturalmente são ousados e muitas vezes o desafio de transgredir as regras passa ser fonte de superação e prazer. A competitividade egoísta é o comportamento que impera e passa ser estimulado na sociedade, a mídia que entra diariamente nos lares, muda a cultura e os valores das pessoas, cria novas necessidades e convence os que não tem maturidade critica dos modismos que invadem as vidas, com um grande apelo visual, de forma sedutora e criando vícios e dependências precoces. Quando as crianças dessas realidades não têm os seus desejos atendidos, sentem a frustração por não ter soluções fáceis para suas “necessidades”, buscando o refúgio nas drogas, nos furtos ou no crime.
Portanto, Dialogar e compartilhar os desejos, sonhos, medos, conquistas, desafios, compromissos e responsabilidades. Trocar experiências, realizar atividades junto às crianças, na escola e em casa, construir laços de amizade e companheirismo para superar obstáculos e celebrar a vida é o melhor caminho para a família. Queremos uma sociedade melhor, pois é preciso começar em nossos corações e em seguida dentro de nossas casas

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Família Fonte de Amor....



“A Família não nasce pronta; constrói-se aos poucos, e é o melhor laboratório do amor. Em casa, entre pais e filhos, pode-se aprender a amar, pode-se experimentar com profundidade a grande aventura de amar sem medo. A família pode ser o ambiente mais apropriado para uma maravilhosa experiência de amor”.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

E você ? Passou pelo crivo das três peneiras hoje?


  As três peneiras


Conta-se que, um dia, um amigo foi procurar Sócrates, o célebre filósofo grego, desejando contar-lhe uma ``coisa`` sobre a vida de um outro amigo comum.
- Quero te contar algo sobre o nosso amigo Andréas que vai te deixar boquiaberto.
- Espera – interrompeu o filósofo. Passaste isso que vais me contar pelas três peneiras?
- Três peneiras? – indagou o interlocutor – Que três peneiras?
- Primeira peneira: a ``coisa`` que vai me contar é verdadeira?
- Eu assim creio, pois me foi contada por alguém de confiança – respondeu o amigo.
- Bem, alguém te disse... Vejamos a Segunda peneira: a ``coisa`` que tu pretendes me contar é boa?
O outro hesitou, titubeou e respondeu:- Não exatamente.
Sócrates continuou sua inquisição:- Isso começa a me esclarecer, verifiquemos a terceira peneira, que é a prova final: o que tu tinhas a intenção de me contar é de utilidade tanto para mim como para nosso amigo Andréas, e para ti mesmo?
- Não, não e não.
- Então, meu caro – disse Sócrates – a ``coisa`` que tu pretendias me contar não é certamente verdadeira, nem boa, nem útil. Assim, não tenho a intenção de conhecê-la e aconselho-te que não procures veiculá-la.A cada dia, somos alvos de pessoas com grande desejo de contar-nos ``coisas`` a respeito dos outros.

Devemos procurar fazer o ``teste das três peneiras``, porque:.
· Pessoas sábias falam sobre idéias;
· Pessoas comuns falam sobre coisas;
· Pessoas medíocres falam sobre pessoas.

O crivo é não julgar, para não ser julgado!!

sábado, 2 de outubro de 2010

Arcanjos de Deus....



Filhos e Filhas,
A Igreja celebrou, em 29 de setembro, o dia os santos arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael. Estes três anjos têm os nomes citados na Sagrada Escritura. E como prometi em meu programa “Experiência de Deus”, mando agora um breve comentário e as passagens bíblicas sobre cada um dos Arcanjos:

São Miguel (Deus liberta) é o protetor da Igreja na batalha contra o mal e comandante do exército celeste. Foi ele que precipitou satanás e os outros anjos decaídos do Céu (Ap 12, 7-9). Somente na carta de Judas, Miguel é chamado arcanjo, enquanto São Paulo (1 Ts 4,16) o designa com esse apelativo, sem o seu nome próprio.
São Gabriel (Deus fala) é chamado “anjo da encarnação”. Foi o anjo responsável por anunciar à Virgem Maria a concepção de Jesus no seu ventre, por ação do Espírito Santo. Foi Gabriel que também anunciou a Zacarias, esposo de Isabel, prima de Maria que era estéril, que eles teriam um filho, que se chamaria João, que veio a ser o precursor do Cristo. (Lc 1,5-38)
São Rafael, o nome desse arcanjo em hebraico significa: “Deus cura”. Seu nome diz qual é parte da sua missão, porém, não apenas para curar o arcanjo Rafael é invocado. Ainda antes de dar a receita a Tobias para cura de seu pai, Tobit, Rafael disfarçado de um jovem chamado Azarias faz companhia a Tobias em sua viagem, mostrando os caminhos que devia seguir, o que devia fazer, protegendo Tobias em sua missão de salvar sua família, levar a cura ao seu pai, honrar a família de Sara e libertá-la do demônio. (Tb 5 - 12).
Que os Arcanjos do Senhor interceda por nós! Amém
Padre Reginaldo Manzotti