quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

"Não abandono a cruz, mas permaneço de um modo novo, junto ao Senhor crucificado". Essa frase - de certa forma, uma resposta às críticas sobre a renúncia - revela todo o amor do Papa pela Igreja.


Nesta quarta-feira (27) aconteceu na Praça São Pedro, no Vaticano, a última audiência pública do Papa Bento XVI. Assim, nesta quinta-feira (28), às 20h (horário de Roma e 16h no de Brasília), ele deixará o comando da Igreja e a Sé estará vacante. 
Muito se falou sobre a renúncia do Papa e muito ainda vai se falar, mas hoje quero partilhar com vocês alguns trechos dessa última audiência.
"Não abandono a cruz, mas permaneço de um modo novo, junto ao Senhor crucificado". Essa frase - de certa forma, uma resposta às críticas sobre a renúncia - revela todo o amor do Papa pela Igreja.
Outra citação que quero destacar é um exemplo de fé: "O Senhor nos doou tantos dias de sol e de leve brisa, dias no qual a pesca foi abundante; houve momentos também nos quais as águas eram agitadas e o vento contrário, como em toda a história da Igreja, e o Senhor parecia dormir. Mas sempre soube que naquela barca está o Senhor e sempre soube que a barca da Igreja não é minha, não é nossa, mas é Sua. E o Senhor não a deixa afundar; é Ele que a conduz, certamente também através dos homens que escolheu, porque assim quis. Esta foi e é uma certeza, que nada pode ofuscá-la".
Com estas citações me remeto ao dia em que Bento XVI foi eleito, em 19 de abril de 2005, e proclamou a frase: Um humilde servo da vinha do Senhor. Foi um pontificado que começou com simplicidade e que não poderia terminar de outra forma, ou seja, com humildade, coragem e muito amor pela Igreja de Jesus Cristo. 
Por isso, especialmente hoje, faço um convite para que em suas orações peçam que o Espírito Santo ilumine a Igreja, o colégio cardinalício que entrará em conclave e todo o povo de Deus.

Deus abençoe, 
Padre Reginaldo Manzotti

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

EXISTE DIFERENÇA ENTRE CARDEAL, BISPO, ARCEBISPO, CÔNEGO E MONSENHOR?

BISPOS, ARCEBISPOS E CARDEAIS
Todos são ordenados, no grau máximo do sacramento da Ordem. Todos são bispos, palavra que deriva do grego "epíscopos", que significa supervisor. Para chamá-los usa-se o título de Dom, abreviatura do latim dominus, senhor. Com o Papa à frente, os bispos do mundo inteiro formam o Colégio Apostólico, que sucede ao grupo dos apóstolos, os quais tinham a Pedro como seu líder. Assim, a Igreja é guiada pela história afora pelos mesmos pastores escolhidos por Jesus Cristo(...) 

O Bispo é o pastor da Igreja particular, responsável pelo ensinamento da Palavra de Deus, pela celebração da Eucaristia e demais sacramentos e pela animação e organização dos carismas e ministérios do Povo de Deus. Ele é obrigado a fazer a visita “ad limina apostolorum” a Roma, e ao Papa, de quatro em quatro anos, quando então apresenta à Santa Sé um relatório de sua diocese e é recebido pelo Papa. Os bispos são, em suas dioceses, o princípio visível e o fundamento da unidade com as outras dioceses e com a Igreja universal. É obrigado pelo Código de Direito Canônico da Igreja a pedir renúncia ao completar 75 anos.
Arcebispo é o bispo de uma Arquidiocese, o titular da sede metropolitana, que é a diocese mais antiga de uma Província Eclesiástica, que é formada pelo conjunto de diversas dioceses. Ele é responsável pelo zelo da fé e da disciplina eclesiástica e pela presidência das reuniões dos bispos da Província. Mas não intervém diretamente na organização e na ação pastoral das demais dioceses (sufragâneas) da arquidiocese. O arcebispo usa, nos limites de sua Província, durante as funções litúrgicas, como sinal de unidade de sua Província com a Igreja em todo o mundo, o pálio, que lhe é entregue pelo Papa, no dia da festa de S. Pedro e S. Paulo, 29 de junho: uma faixa branca decorada de cruzes pretas que cobre os ombros, confeccionada com a lã de um cordeiro.
Cardeais são geralmente bispos de importantes dioceses do mundo. Mas também padres ou diáconos podem ser cardeais. São escolhidos pessoalmente pelo Papa, como representantes da Igreja em todo o mundo, para formarem o Colégio dos Cardeais. São responsáveis pela assessoria direta ao Papa na solução das questões organizativas e econômicas da Santa Sé, na coordenação dos diversos Dicastérios (uma espécie de ministério do Vaticano) que compõem o serviço da Santa Sé em favor da comunhão em toda a Igreja e da justiça para com os pobres do mundo todo. São também os responsáveis pela eleição do novo Papa enquanto não completarem 80 anos. A reunião dos Cardeais se chama Consistório e acontece quando o Papa a convoca.

PADRES, CÔNEGOS E MONSENHORES
Pelo sacramento da Ordem, não há nenhuma diferença entre padre, cônego ou monsenhor. Todos são ordenados, no segundo grau desse sacramento. Todos são presbíteros do Povo de Deus.
Hoje, os títulos de cônego e monsenhor são honorários e não indicam a posse de nenhum cargo ou posição na Igreja. Antes das reformas conciliares, eles formavam o cabido diocesano, para a função de conselheiros do bispo, o governo da diocese durante a vacância e o esplendor das funções litúrgicas na catedral. Hoje, o bispo conta com diversos Conselhos, que são formados por representantes de todo o clero e do laicato. Não contam os títulos, mas a disposição para o serviço comum e comunitário da evangelização. Hoje, cônego e monsenhor são títulos de homenagem e reconhecimento por serviços prestados à Igreja. Além disso, o título de monsenhor é também usado para o padre que foi eleito bispo. Enquanto ele não é ordenado bispo, é chamado de monsenhor.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

O que é Quarta-feira de Cinzas:



A Quarta-feira de Cinzas representa o primeiro dia da Quaresma no calendário gregoriano, podendo também ser designada por Dia das Cinzas e é uma data com especial significado para a comunidade cristã. A data é um símbolo do dever da conversão e da mudança de vida, para recordar a passageira fragilidade da vida humana, sujeita à morte. Coincide com o dia seguinte à terça-feira de Carnaval e é o primeiro dos 40 dias entre essa terça-feira e a sexta-feira (Santa) anterior ao domingo de Páscoa.
A origem deste nome é puramente religiosa.Neste dia, é celebrada a tradicional missa das cinzas. As cinzas utilizadas neste ritual provêm da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. A estas cinzas mistura-se água benta. De acordo com a tradição, o celebrante desta cerimônia utiliza essas cinzas úmidas para sinalizar uma cruz na fronte de cada fiel, proferindo a frase “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” ou a frase “Convertei-vos e crede no Evangelho”.

Campanha da Fraternidade,Texto Base.


Apresentação

A Campanha da Fraternidade é um excelente auxílio para vivermos bem a Quaresma. A CF 2013 retoma o tema Juventude e se propõe olhar a realidade dos jovens, acolhendo-os com a riqueza de suas diversidades, propostas e potencialidades. No contexto do Ano da Fé, esta Campanha deseja mobilizar a Igreja e, os segmentos da sociedade a se solidarizarem com os jovens. O Texto Base é o principal instrumento para trabalharmos a CF.


Resumo do Texto Base

LEMBRANDO:
A CF desde 1964 toca temas de vida fraterna na sua dimensão social da fé, como caminho de conversão na Quaresma.
Partindo de Jesus Cristo coloca sinais atuais, refletindo sobre temas de cunho social, nos convidando à conversão.

OBJETIVOS:

1. Acolher os jovens seguindo a Jesus na Igreja para construir uma sociedade fraterna na cultura de vida, justiça e paz.
2. Propiciar aos jovens um encontro pessoal com Jesus.
3. Possibilitar aos jovens uma participação ativa na comunidade eclesial contribuindo com seus dons e talentos.
4. Sensibilizar os jovens para serem agentes transformadores da sociedade, protagonistas da civilização do amor.


VER
(da página 9 à 45 do Texto Base da CF)

Mudança de época.

- Mundo globalizado onde todos nós somos afetados por tudo,”tudo tem a ver com tudo”, “a injustiça de um é injustiça de todos”.
- “O comércio globalizado e livre é a solução de tudo” com transformação, competição, acúmulo, produção e lucro.
- A tradicional compreensão do mundo -autoridade, serviço, gratuidade, Deus, estruturas sociais e religiosas- não servem mais.
A mídia, muita comunicação de massas e pouca pessoal, com seu poder “ser e não ser” ao serviço do acúmulo, produção e lucro.
Cultura do individual, livre, plural (alternativo) e do descartável. Relaciona-se com o mundo e desconhece o vizinho, anonimato.
Consequências: migração com desarraigo familiar, relações não gratuitas, ao serviço do lucro.

Alteração do papel homem, mulher, pais, filhos; perda do poder educativo dos pais, cedido à mídia e aos grupos-massa.

- Fragilização dos laços comunitários, individualismo, falta de critérios na nova situação cria vazio; a competição profissional prolonga a permanência na família; perigo do novo convívio familiar ser de relações casuais sem compromisso.
- A consciência do bem-mal, dos valores, o imediato, tende a ser arbitrária sem instância objetiva, descomprometida do futuro.
- O bem comum se banaliza em prol do individual: manipulação de embriões, aborto, eutanásia, acesso ao emprego, cidadania. As instituições (família, colégio, igreja) informam, abdicando da sua função de acolher e servir no desenvolvimento juvenil.
- A ação social da juventude não se ressume em partidos e sindicatos, a nova tecnologia de informação a coloca em espaços: esportivos, ambientalistas, religiosos. Culturais, questionadores da globalização, redes sociais etc. Têm critérios sem manipular.
- Juventude detém a técnica informática de comunicação ágil e interativa conectando grupos de interesses criando mobilizações.
- “Inter-relacionar-se é vida” até os mais carentes são promovidos a fazer parte desse ambiente, a partir disso construir relações.
- Criam novo modo de se relacionar e assumir compromissos na família, educação, Igreja e ambiente;relações casuais.
- Visão planetária: o mundo uma aldeia, ecológica, desenvolvimento sustentável, aquecimento global, qualidade de vida.
- Há risco de ficar dependente, “viciado”, isolado no computador em detrimento do essencial, estudos, vida familiar e saúde.
- Ativos na Igreja, acreditam em Deus, buscam o sagrado, falar e ser ouvidos, participantes no diálogo; todos são de dentro.
- Muitos jovens fazem escolha de vida e de fé através do testemunho no universo mediático de evangelização de música, dança.
- Nossa história, cultura e modo de ser é fruto do ambiente, “pensamos o que pisamos” com modo de estar, ver e relacionar-se.
- Valoriza o pluralismo de opções doutrinais e litúrgicas com uma pertença mais unida ao existencial e afetivo.
1 – Religião (IBGE 2010): 54% católicos; 24% evangélicos; 2% se dizem ateus; 14,3% sem religião. Temor de Deus o 4º valor.7,6% dos jovens
2 – Cresce a consciência missionária do jovem no serviço voluntário e missionário.
3 – Os jovens organizam-se motivados pela música, dançam, 50% usam internet diariamente para estudos e relacionamento.
4 – Renda da família: 30% até meio SM; 53,7% entre meio e dois SM; 15,7% mais de dois SM.
5 – Moradia: 84,3% urbana, 15,2% rural; da urbana 48,7% inadequada; da urbana 66,9% negra. Muitos negros vivem em povos quilombolas.
6 – Escolaridade: de 15 a 17 anos 42% sem escola, obrigatória por lei de 2009.
Analfabetos negros o dobro de brancos;
Ensino Médio 58,7% – brancos, 39,3%, negros;
Superior: brancos 19,8%, 6,9% negros.
7 – Trabalho-estudo: Rapazes trabalham e estudam 26,5%, moças 17%; Rapazes trabalham e não estudam 11,4%, mocas 5%.
8 – Estruturação familiar: Maioria de jovens é solteira; 30,7% chefes de família, maioria mulheres; crescem as casadas e mães que trabalham.
9 – Mortalidade violenta de jovens é de 40%, dos adultos 2%.
10 – Consumo de drogas: de 1990 a 2000 a maconha aumentou de 2,8%, da cocaína 400%
11 – Exclusão digital: 65% domicílios não têm computador, 73% sem acesso à internet; os que têm 90% classe A, 65% B, 24% C, D e E 30%
12 – Direito a rede: Sendo meios de relação e produção todo cidadão tem direito à rede e o governo deve garantir acesso igual para todos.
13 – Riscos: 46% dos jovens paulistanos não são fiscalizados pelos pais; 60% já marcaram encontro com desconhecidos.

Ideologias contra a vida: grupos que defendem a violência; Vigorexia, drogas para aumentar volume dos músculos;
Anorexia, obsessão pelo excesso de peso, evitado com drogas e dietas; Bulling agressão física ou verbal com humilhação ou intimidação.


JULGAR
(da página 47 a 84 de Texto Base da CF)

A Palavra de Deus, manifestação da vida, amor, justiça e verdade, desvenda ou “julga” morte, injustiça ou mentira.
- Rebeca (Gn 24), jovem que seguindo inspiração divina, deixa terra e família e casa com Issac; livre da esterilidade, deu a luz Esaú e Jacó.
- José (Gn 37-46), um dos 12 filhos de Jacó, vendido por seus irmãos, vence a sedução da mulher de Putifar (cf. Gn 41,1-57) chega a Primeiro – Ministro do Egito, acolhe, perdoa e salva a seus irmãos.
- Samuel (I Sm 16,1-13), instruído pelo servo de Deus Heli, segue a vocação divina respondendo: “Fala, Senhor, que teu servo escuta”.
- Davi, o menor dos filhos de Jessé (cf I Sm 16,1-13), ungido rei de Israel pelo profeta Samuel, vence o gigante Golias (cf. I Sm 17).
- Salomão, jovem rei, pede a Deus a sabedoria para governar com justiça. (cf. I Rs 3,4-28) Modelo hoje a seguir no serviço à cidadania.
- Os sete irmãos jovens do 2º Livro dos Macabeus (7,1-42) dão sua vida testemunhando a fé em Deus e na vida eterna.
- Ester, bela jovem casa com o rei Assuero (cf Est 2,7) e liberta seu povo da morte (cf. Est 8-9)
- Isaías segue a vocação divina respondendo “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8); é um dos quatro grandes profetas, chamado 5º evangelista.
- Jesus, “o Verbo de Deus se fez homem e habitou entre nós” (Jo 1,14) para sermos mais humanos; “Crescia em sabedoria, idade e graça” (Lc 2,52) Para aliviar sofrimentos faz milagres, valorizando mais a vida e saúde que os ritos e normas (cf. Mt 15,20); escolhe jovens, tem compaixão do filho pródigo (cf. Lc 15,11-24); em tempos da mulher inferior, se faz acompanhar de grupo de mulheres (cf. Lc 8,1-3); quando a criança não tinha relevância (cf.Mt 15,38) diz necessário se tornar criança para entrar no Reino do Céu (cf. Mc 10,13-16); não discrimina os publicanos e pecadores (cf Mt 9,9-10), coloca como modelos os “impuros” samaritanos (cf; Lc 10-33).

Atitudes para hoje: vive em comunhão com o Pai (cf. Jo 6,38), é autêntico e coerente (cf Lc 4,22), acolhe, tem compaixão, sabe perdoar (cf. Mt 18,21; Jo 8,3-11); tem senso de diálogo (cf. Lc 9,49-50). Prega Boa Nova do Evangelho (Lc 4,18-19), as bem-aventuranças (cf. Mt 5,1-11) o amor a todos, até aos inimigos (cf. Mt 5,44)
- Maria, presença educativa: Aceita a proposta de Deus, ser sua mãe (cf. Lc 1,38); na visita a prima Isabel canta a queda dos poderosos e exaltação dos humildes (cf Lc 1,39-32), é bem-aventurada porque acolhe a Palavra de Deus e a põe em prática (Lc 8,21), sensível às necessidades em Cana (Jo 2,3); acompanha a Jesus até a morte (Jo 19,25), está em Pentecostes, nascimento da Igreja (cf. At 1,14)
- Apóstolos: João acompanha a Jesus até a cruz, recebe a Maria como mãe (Jo 19,26), testemunha a ressurreição (Jo 20,8); Pedro “deixando tudo o seguiu” (cf. Mc 1,18) confessa fé em Jesus e é colocado como pedra da Igreja (cf. Mt 16,18); Paulo, não conheceu a Jesus, mas convertido a caminho de Damasco (cf. At. 9,4-5), ajudado de Barnabé prega entre os pagãos (cf. At 15,7)
- Jovens na Igreja, viveram e testemunharam sua fé: São Sebastião, oficial do exército romano dá a vida pela fé; Santa Inês com apenas 13 anos é mártir da castidade; São Domingos Sábio, italiano discípulo de São João Bosco, com apenas 15 anos é modelo de estudante, catequista, alegre. Morre 9/03/1857.
- O Encontro com Jesus é fundamental. Os discípulos procuram a Jesus: “Mestre, onde moras? “Vinde e vede… e ficaram com ele” (Jo 38-39)
- É um convite pessoal: “Vem e segue-me” (Lc 18,22). Não de doutrinas, valores do Reino: vida “Para que todos tenham vida” (Jo10,10). Respeito e dignidade, cura os cegos (cf. Mt 8,22). e leprosos (cf. Mt 11,5), restituindo-os à sociedade.
- O discípulo recebe a missão de Jesus: “Como o pai me enviou assim também eu vos envio” (Jo 21,21) “Ide pregai o Evangelho” (Mc 16,15)

Com a missão dá seu poder de curar, purificar leprosos e ressuscitar (Mt 10,8). Identifica-se com os menores (cf. Mt 25,40)
- O jovem assume a missão de Jesus levando a boa notícia do Evangelho, “Ide, pregai o Evangelho a toda criatura” (Mt 16,15), na solidariedade do bom samaritano (cf. Lc 10,33), no amor, “amai-vos como eu vos amei” (Jo 13,34), na vida “para que todos tenham vida”(Jo 10,10).

A Igreja faz “opção preferencial pelos jovens” (Conferência de Puebla, 1979 N. 1186) hoje renovada na CF 2013 e na JMJ com Benedito XVI.


AGIR
(da página 85 a 120 do Texto Base da CF)

Fé e religião sempre são de promessas, de futuro melhor, boa nova, Evangelho, salvação, têm espírito jovem. “Para levar a boa nova aos pobres”(cf. Lc 4,18) João Paulo II nos convoca a uma Nova evangelização, “novas expressões, novos métodos, novo ardor missionário”.
Conversão pastoral, avaliar, mudar as estruturas obsoletas da Igreja para gerar discípulos missionários. Buscar a razão de ser cristãos hoje.
Superar dualismo incoerente fé e vida. Conversão interna do coração e externa dos métodos na linguagem e tecnologia também mediática.
O sentido da vida não pode mais ser entendido como princípio a priori a aderir por tradição ou imposição. Se testemunha, não se implanta.
Testemunhar que o ser humano e todo ser humano é depois de Deus, o mais sagrado com sua dignidade, direitos e deveres.
Diálogo ecumênico com os cristãos de outras igrejas e inter-religioso com os não cristãos, sempre com respeito e valorização do outro.
Mostrar entusiasmo por pertencer à Igreja, participando ativamente de sua missão.
Criar relações afetivas e efetivas na vida comunitária, com amor, serviço de caridade aos marginados e carentes e superação de divergências.
Convocar o voluntariado jovem para projetos missionários , preparação da Crisma ou para a Jornada Mundial da Juventude.


Pe. Lorenzo Arbeloa – ss.cc.



São Tomás de Aquino


São Tomás de Aquino, grande santo e doutor da Igreja, diz na Suma Teológica que "a virtude está no meio". Por isso, começo o boletim com esta frase para refletirmos sobre a virtude da temperança. Neste final de semana começa oficialmente o Carnaval e já recebo muitos pedidos de oração de mães e avós por seus filhos e netos.
Tem-se a impressão de que neste período tudo é permitido, tudo é válido. Mas não podemos nos esquecer de que tudo tem consequências. Portanto, sempre oriento que evitem o que causa a "ressaca moral", ou seja, todas as ações que possam causar arrependimento.
Para evitar a "ressaca moral" é importante exercitar a virtude da temperança, que procura o equilíbrio no uso dos bens criados, assegura o domínio da vontade sobre os instintos e mantém os desejos dentro dos limites da honestidade (CIC 1809). É uma virtude que nos ajuda a viver fraternalmente, vendo o outro como um irmão realmente.
Finalizo a mensagem de hoje pedindo a intercessão de Nossa Senhora de Lourdes, celebrada na próxima segunda-feira (11 de fevereiro), para que todos vivam o Carnaval de forma saudável, tanto física, afetiva como espiritualmente. 
Deus abençoe você,
Padre Reginaldo Manzotti

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Semana Santa


Jesus, como todos sabem é o filho de Deus, que foi enviado para a terra para dar esperança e acrescentar a fé nos corações das pessoas, através de conselhos e maravilhosas obras sempre salvando a humanidade da condenação ao ser crucificado e morto de forma injusta, porém ressuscitando no terceiro dia para se juntar a seu pai em seu reinado de glória.
Semana Santa 2013
Semana Santa 2013
A semana Santa oferece uma celebração que remete aos principais feitos envolvendo a trajetória de Jesus Cristo. Em 2013 ela vem celebrada nos dias 24 e 31 de março. Uma celebração bastante importante para a Igreja Católica, sendo assim que cada dia possui um significado. Estes significados que começam pelo Domingo de Ramos, fazendo memória a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, onde ele é recebido como o grande rei da cidade, com ramos de palmeiras, daí que surgiu o nome deste tia e por este motivo durante as celebrações diversos fiéis devem levar as procissões ramos de palmeiras ou oliveiras.
Jesus vai á Jerusalém para celebrar a páscoa judaica com seus discípulos e a última celebração de onde Jesus participa. A segunda feira santa é o segundo dia que vem depois do domingo de ramos, na terça feira santa devem ser celebradas pelos católicos as sete dores de Nossa Senhora Virgem Maria que fazem alusão ás 7 tristezas onde Maria, mãe de Jesus passou.
É um dia considerado de penitência onde os cristãos procuram cumprir as promessas de vários tipos. Durante a Quarta Feira santa deverá ocorrer a celebração da piedosa procissão do encontro de Nosso Senhor dos Passos, que nada mais é do que a invocação e devoção pela igreja católica a Jesus Cristo e Nossa Senhora das Dores, uma santa que também é celebrada durante a Semana Santa.
Algumas outras igrejas celebram também o chamado Ofício das Trevas, que nessa época que a morte de Jesus vinha próxima o mundo se encontrava em trevas. Já na quinta feira da ceia deve acontecer a celebração do Crisma onde são abençoados os óleos utilizados durante o batismo, a crisma e a unção dos enfermos. Já no mesmo dia devem ser lembrados os gestos de Jesus antes de Judas o entregar aos inimigos onde na mesma noite é preso e interrogado

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2013


ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2013


Tema: Fraternidade e Juventude
Lema: "Eis-me aqui, envia-me" (Is 6,8)

Pai santo, vosso Filho Jesus,
conduzido pelo Espírito
e obediente à vossa vontade,
aceitou a cruz como prova de amor à humanidade.

Convertei-nos e, nos desafios deste mundo,
tornai-nos missionários
a serviço da juventude.

Para anunciar o Evangelho como projeto de vida,
enviai-nos, Senhor;
para ser presença geradora de fraternidade,
enviai-nos, Senhor;
para ser profetas em tempo de mudança,
enviai-nos, Senhor;
para promover a sociedade da não violência,
enviai-nos, Senhor;
para salvar a quem perdeu a esperança,
enviai-nos, Senhor;
para ...

Oração a São Brás


Protetor das doenças da garganta – (3 de fevereiro)

Ó glorioso São Brás, que restituístes com uma breve oração a perfeita saúde a um menino que, por uma espinha de peixe atravessada na garganta, estava prestes a expiar, obtende para nós todos a graça de experimentarmos a eficácia do vosso patrocínio em todos os males da garganta.
Conservai a nossa garganta sã e perfeita para que possamos falar corretamente e assim proclamar e cantar os louvores de Deus.
A bênção de São Brás: “Por intercessão de São Brás, Bispo e Mártir, livre-te Deus do mal da garganta e de qualquer outra doença. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém”.

Novena a São Brás


Novena a São Brás
 Oração preparatória
Todo poderoso eterno Senhor,
Com fé revivida reverencio Vossa Divina Majestade prostrado a vossos pés invoco com filial confiança na Vossa Suprema bondade e misericórdia
Iluminai a escuridão do meu intelecto com os raios de Vossa sagrada luz e inflama meu coração com o fogo do Seu divino amor, de modo que eu possa ao menos tentar imitar as virtudes e os méritos do Santo, que em sua honra eu faço esta novena e seu exemplo devo seguir , e como ele a vida de Vosso divino Filho
Para Vossa maior gloria e salvação de minha alma Amem.
Oração em honra de São Brás
O Deus, nos proteja através da intercessão do Vosso santo Bispo e mártir, São Brás, de todos os males da lama e do corpo especialmente os males da garganta e nos dê a graça de fazer uma boa confissão na confiança na esperança de obter o Vosso perdão e para sempre louvar o Vosso santo nome.
Tudo isto através de Vosso filho Jesus cristo nosso Rei. Amem.
Invocação a São Brás
São Brás, gracioso benfeitor da humanidade e fiel servo de Deus, e que pelo Seu amor sofreu muitas torturas com paciência e resignação ,Eu invoco sua poderosa proteção meu querido São Brás. Me preserve dos males da alma e do corpo. Pelos sua graça e pelos seus méritos Deus te deu o Dom de uma graça especial para ajudar aqueles que sofrem dos males da garganta, assim me proteja desses males de modo que eu possa cumprir os meus deveres e com a ajuda e a graça do Senhor praticar boas ações. Eu invoco sua especial ajuda com medico de almas, de modo que eu possa me confessar piamente e verdadeiramente merecer o santo sacramento da Penitencia e obter o perdão. Eu recomendo Tua misericordiosa intercessão também aqueles que desafortunadamente esconderam seus pecados em uma falsa confissão e obtenha a especial graça para que eles se confesse e se acusem sinceramente
Com contrição e consigam fazer uma Santa Comunhão e que consigam receber o perdão de todos os pecado já cometidos e escondidos com o sacrilégio das confissões e comunhões sacrílegas feitas até esta hora sejam tambem perdoados e que eles recebam o perdão do Senhor e a remissão do castigo eterno. Amem.

Oração final
Meus Deus e meu Senhor
Eu ofereço a Vós meu pedido em união com a Paixão de Jesus Cristo Vosso Filho, junto com o méritos da Sua Imaculada Mãe, Maria, sempre Virgem e todos os santos particularmente o Santo Ajudante Brás, em cuja honra eu faço esta novena.
Olhai para mim Senhor caritativo. Me derrame Vossa graça e Vosso amor
E graciosamente dignai-vos a atender as minhas preces. Amem