quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Formação - Tempo do Advento.

Já iniciamos o tempo do Advento, tempo do Senhor que vem, tempo da graça. Este não é um tempo de penitência como a Quaresma e sim de espera. Esperamos Jesus, o Príncipe da Paz, Conselheiro Maravilhoso, Deus Forte com nos diz Isaías (cf. Is 9, 5).

O tempo do Advento tem uma marca significativa, ele inicia um novo Ano Litúrgico que não é como o calendário que estamos acostumados, porque ele atualiza os efeitos no Cristo no hoje. Estamos em um tempo de começar de novo o processo de encontro com Jesus. É um recomeçar.

Nos dois primeiros domingos do Advento somos convidados a refletir o fim último do ser humano, estar com Deus. Esse é o sentido de toda a existência humana: voltar para o Criador. Na Teologia esse fim último é a segunda vinda de Jesus, a Parusia.

Isso mesmo, são duas vindas: a primeira foi em Belém, a do Cristo no presépio que é feito memória no terceiro e quarto domingos do Advento. Este é um tempo sábio, mais do que olhar para o Cristo que veio, é olhar para frente olhar para o Cristo que vem.

E nessa espera muitas vezes desanimamos e vendo pessoas injustas prosperarem, podemos nos perguntar: “será que vale a pena?” Nós temos em nosso coração essas perguntas, esses imediatismos. Mas aí encontramos a resposta na própria Palavra de Deus: vigiai (cf. Mc 13, 33-37), o tema do primeiro domingo do Advento.

E aqui, louvo a Deus por uma liturgia rica em sentido e significado. Na caminhada rumo a gruta de Belém, vamos iluminando o trajeto com a Coroa do Advento que tem uma vela acesa a cada domingo. A coroa tem a forma de círculo, símbolo da eternidade, da unidade, do tempo que não tem início nem fim, de Cristo, Senhor do tempo e da história.

As quatro velas indicam as quatro semanas do Tempo do Advento, as quatro fases da História da Salvação preparando a vinda do Salvador, os quatro pontos cardeais, a Cruz de Cristo, o Sol da salvação, que ilumina o mundo envolto em trevas. O ato de acender gradativamente as velas significa a progressiva aproximação do Nascimento de Jesus, a progressiva vitória da luz sobre as trevas.

Existem diferentes tradições sobre os significados das velas. Uma bastante difundida:

a primeira vela é do profeta;
a segunda vela é de Belém;
a terceira vela é dos pastores;
a quarta vela é dos anjos.

Outra tradição vê nas quatro velas as grandes fases da História da Salvação até a chegada de Cristo. Assim:

a primeira é a vela do perdão concedido a Adão e Eva, que de mortais se tornarão seres viventes em Deus;
a segunda é a vela da fé dos patriarcas que creem na promessa da Terra Prometida;
a terceira é a vela da alegria de Davi pela sua descendência;
a quarta é a vela do ensinamento dos profetas que anunciam a justiça e a paz.

Rezemos para que tenhamos um santo e abençoado Advento:

Senhor Jesus, celebrar o teu Natal
é fazer da minha vida, da minha casa,
um lugar de eternidade e salvação.
Que a Tua luz brilhe em cada coração.
Acendendo cada vela desta coroa do Advento
queremos acender a esperança, o amor,
a fraternidade e a Salvação
que é o grande presente que queremos dar a todos
que amamos por intermédio do Menino Jesus,
que vai nascer em nossa família.

Amém



Deus abençoe,

Padre Reginaldo Manzotti

Nenhum comentário: