quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

EM TEMPO QUARESMAL

FORMAÇÃO
EM TEMPO QUARESMAL a Igreja faz prescrever algumas observações acerca do decorrer destes 40 dias.
1. Durante este tempo, é proibido ornar o altar com flores; o toque de instrumentos musicais só é permitido para sustentar o canto. Excetuam-se o domingo Laetare (4º domingo da Quaresma), bem como as solenidades e festas.
2. A cor do tempo é roxa. No Domingo Laetare, pode-se usar cor-de-rosa (IGMR n.308f). Vale ressaltar que a cor da toalha do altar permanece branca, tendo em vista que nenhuma prescrição litúrgica é dada quanto a mudança da mesma.
3. Em todas as Missas e Ofícios (onde se encontrar), omite-se o Aleluia.
4. Nas solenidades e festas somente, como ainda em celebrações especiais diz-se o Te Deum e o Glória, mas jamais o "Aleluia", como temos podido observar em alguns locais, que por acharem-se num Ofício festivo creem que podem entoná-lo.
5. As memórias que ocorrem neste tempo podem ser celebradas como facultativas (cf. Anotações Gerais 2.4). Não são permitidas missas votivas, sejam elas quais forem, mesmo para o Padroeiro local.
6. Na celebração do Matrimônio, seja dentro ou fora da Missa, deve-se sempre dar a bênção nupcial; mas admoestem-se os esposos que se abstenham de demasiada pompa. Conviria, ainda, que por motivo de sobriedade, as celebrações matrimoniais não fossem marcadas para este tempo. Contudo, essa decisão compete ao Ordinário local.
7. Toma-se, a partir de hoje, o volume II da Liturgia das Horas.
Com fonte do Diretório Litúrgico e acréscimo nosso.
© Créditos da imagem reservados.
Sua Santidade o Papa Francisco impõe a cinza a um prelado durante a Celebração da Quarta-feira de Cinzas de 2013, na Basílica de Santa Sabina no monte Aventino
.

Nenhum comentário: